sábado, 13 de fevereiro de 2010

Levi van Veluw - a cabeça mais artística do mundo

 
Usando diversas combinações de materiais, formas, cores e padrões, o holandês Levi van Veluw manipula fotografias da sua própria cabeça. Jogando com o valor de cada material, ele dá-lhe um significado completamente diferente, contribuindo para uma perspectiva invulgar do mundo.
Exibindo regularmente desde 2007, este artista é também professor de Fotografia, tendo ganho já prémios nos IPA International Photo Awards, na Art Interview Award e na American Photography 23. Todo o seu trabalho assenta no conceito da sua cabeça como mensageira do seu próprio trabalho e objecto de transformações e combinações. Dando um ar quase universal ao seu próprio rosto, o espectador pode identificar-se com o seu trabalho.
 


  

É ainda de realçar que as imagens não são alvo de manipulação digital e, por isso, os materiais que vemos como cobertura do fotógrafo são reais: ele encontrou perucas para pôr sobre si mesmo, pedaços de tapete, pequenas pedras, entre outros materiais. Cada fotografia tem uma história para contar. Por outro lado, usa a mesma posição em todas as fotografias propositadamente, de forma a que a imagem humana se torne cada vez menos importante para o espectador e este se possa focar nos materiais utilizados.
Van Veluw tem também um conceito diferente de estética: para ele as pequenas imperfeições são importantes e têm valor estético acrescido ainda pelo facto de os materiais utilizados se encontrarem fora do seu contexto habitual, da sua zona de conforto. O objectivo assumido do fotógrafo é alterar a percepção do espectador, mesmo que de forma limitada e acerca de um assunto de reduzida importância. 
 

  

  

  

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário