terça-feira, 2 de março de 2010

88 Maneiras de Economizar $$$



Desde alguns tempos atrás as sociedades capitalistas vieram para ficar, da família israelita Rothschild, que ampliou a usura bancária, até os atuais centros industriais sedentos por explorar mão-de-obra barata, a História tem mostrado que cada vez mais se sacrifica o sangue de nações, povos, raças, e o homem em si, para obter felicidade para poucos, sendo claro as falhas endêmicas desse sistema.

Vivemos incluídos em um sistema econômico e social que teoricamente é baseado na propriedade privada dos meios de produção, da intenção ao lucro, no trabalho assalariado.  Assim funciona o Capitalismo, e quer queira ou não nossas vidas seguem de acordo com essa ordem.  Existem basicamente apenas duas opções que podemos escolher; aceitamos quietos a viver sendo explorados economicamente e a suportar tudo que isso acarreta, como a exclusão social(miséria, violência, tráfico), uma vida infeliz e angustiante(falta de lazer, problemas de relacionamentos), e “trabalhar” horas a fio buscando um futuro, mesmo que esse futuro nunca chegue, entre outros dilemas. 

A outra alternativa é buscar amenizar os efeitos drásticos do capitalismo, seja sobre sua vida e sobre aqueles que o cercam.  Partindo desse raciocínio é necessário primeiro refletir o objetivo em viver, será que é necessário ter status social? A melhor roupa, o melhor emprego, a melhor casa?  O conceito de melhor quase sempre foi mal estipulado.  Não seguimos a lógica escolhendo o mais confortável, o que nos deixa mais feliz ou o que simplesmente nos interessa.

A noção de trabalho precisa ser re-classificada moralmente entre o ser-humano, geralmente uma pessoa é educada e direcionada a seguir a idealização do trabalho, em que seremos bem vistos socialmente possuindo um emprego pois faz parte de nossos anseios, supostamente é uma atividade humana necessária.  Porem no capitalismo as pessoas não vivem pelo trabalho, mas sobrevivem pelo trabalho, enquanto os que conseguem trabalhar com boas condições e renda tiram a chance de milhões de outras pessoas terem o mesmo, as sociedades se tornam egoísta, cada um por si, o tal de “capitalismo selvagem”.  Pessoalmente cheguei a conclusão que o trabalho deveria servir como meio de ajudar a comunidade e que se receba algo em troca, de modo que todos acabam se saindo positivamente.  Enquanto isso não for viável na nossa sociedade é preferível “renegar” o trabalho, optar pelo trabalho menos cansativo, pelo que mais gosta e seja gratificante para interesses pessoais.  Temos desejos que quase sempre os fazemos seguindo o padrão capitalista, preferindo status, moda e luxo, continuando o círculo vicioso de ter que trabalhar mais e mais para tentarmos ter felicidade fazendo o que queremos.  Por exemplo, quem curte viajar ao litoral, um cidadão de SP vai a Ubatuba/SP ficar 10 dias todo fim de ano, poderia ficar 10 dias em Florianópolis/SC gastando 60% do valor que gastou em Ubatuba, tendo a oportunidade de conhecer algo diferente(senão melhor) assim tirando mais proveito da viagem e economizando bem mais capital, logo economizando seu próprio suor de trabalho.

Após conseguir de fato obter uma revolução pessoal nesse sentido podemos seguir adiante, chegando a conclusão que viver não é tão difícil.  Possuir família e filhos, viajar, adquirir passatempos, ter saúde, conhecimento, felicidade e tudo mais que edifica o Homem pode e deve ser adquirido através do trabalho, mas se tivermos uma consciência melhor do sistema explorador e injusto no qual estamos poderemos atingir melhor e mais rápido os nossos desejos.  Pensando assim que elaborei, adaptei e traduzi algumas idéias simples visando incentivar e ajudar os outros a economizar dinheiro e propiciar a própria independência da “escravidão moderna”.



88 Maneiras de Economizar Dinheiro:

01 – Telefones Celulares são desnecessários na maioria das vezes, quando não for uma urgência é preferível esperar chegar em casa e ligar do telefone residencial, ou de telefone público, ou mesmo ter mais interesse em falar pessoalmente com pessoas próximas, nada é melhor do que a relação e conversação “ao vivo”.


02 – Use transporte público, caronas e outras possibilidades mais econômicas de se locomover.

Nestes links pode-se encontrar algo sobre: Carona Interativa, CARONAS.COM, Carona Brasil, Carpool-Portugal. Em países como Holanda, o uso de bicicletas para locomoção no cotidiano, como ir trabalhar, estudar ou se divertir é um hábito bem popular, não gera poluentes , ajuda a "balancear" o trânsito e melhora a qualidade de vida das pessoas. 


03 – Animais de estimação podem dar poucos gastos. A melhor ração nem sempre é a mais cara, casinhas de cachorro podem ser feitas com ferro-velho ou reciclando objetos, jornais velhos servem para limpar ou forrar ambientes para animais, etc.

Casinha de cachorro construída com entulho de construção civil



04 – Dentistas são necessários mais em casos de urgência, ou para fazer revisões, que dependendo da idade não precisam ser tão constantes, escolha o dentista do bairro, aquele que tem um consultório simples e barato, mas tem ótima formação profissional.

05 – Jogar água para limpar quintais não é preciso toda hora, escolha por varrer a sujeira.

06 – Doe tempo ao invés de dinheiro para organizações religiosas, sociedade protetora dos animais, Ongs de ajuda a crianças órfãs, etc.

07 – Se você sai de um ambiente/quarto por mais de 5 minutos, apague a luz.

08 – Compre joalherias e antiguidades em casas de penhor ou leilões públicos.(O mesmo vale para diversos outros produtos).

09 – Limpe e reutilize fechaduras de malas, garrafas plásticas, latas...

10 – Compre softwares copiados ao invés de daqueles de lojas.(Não é crime para usuários residenciais)

11 – Concerte todas torneiras que pingam.

12 – Energia Elétrica pode ser controlada de muitas maneiras, uma delas é através do chuveiro, no verão é possível tomar banho com água fria, alem da economia ao bolso faz bem a saúde.

A energia solar tem sido usada cada vez mais pela população mundial, pois além de não causar impacto algum ao meio ambiente, é muito mais barata se comparada aos absurdos cobrados pelas companhias elétricas estatais.
 
13 – Troque lâmpadas comuns pelas de luz fria.

14 – Plante si próprio se possível. Arvores de Frutas e jardins de vegetais são belíssimos modos para ensinar crianças o valor do trabalho duro e responsabilidade. Considere ter galinhas e colher seus próprios ovos frescos.

15 – Ensaboar, enxugar, pare...esses xampus de cabelo que dizem a você para ensaboar, enxugar e repetir estão querendo apenas que você use duas vezes mais o que é necessário.

16 – Refrigerantes Cola são baratos e muito efetivos para limpar pias/banheiras/privadas.

17 – Use provedores de internet gratuitos.

18 – Coloque giz ou carvão em sua caixa de ferramentas para absorver umidade e prevenir ferrugem em suas ferramentas.

19 – Em tempo de inverno, abra as cortinas e tire a sombra durante o dia para ganhar o calor do sol e mantê-lo a noite para expulsar o frio.

20 – Regule o sistema hidráulico do banheiro. Uma privada mal regulada pode ser responsável por 60% de gasto com água em uma casa.

21 – Reutilize sacolas de shoppings e supermercados para colocar seu lixo.

22 – Limpe sua caixa de correio... Cancele todas assinaturas para revistas, jornais e outras mídias controladas por sionistas.

23 – Venda sua TV! Ou atire nela...o importante é se desfazer.  É na televisão que tem muita coisa que não precisamos.  Se você realmente precisa ter uma TV, tenha certeza que está assistindo, cancele os canais pagos que raramente são vistos.
 
 
 24 – Procure por livros, CD´s, videogames, etc...em “sebos” e lojas de produtos usados.
 
 
25 – Escolha sua casa cuidadosamente...mas apenas o que você precisa. Casas grandes são ideais para grandes famílias mas uma casa muito grande com espaço inutilizado irá apenas custar mais para aquecer, resfriar, limpar e cuidar em geral.

26 – Chuveiro ao invés de banheira, chuveiro usa muito menos água do que banheira.

27 – Desligue seu computador quando deixar várias horas sem usar. Irá ajudar economizar eletricidade.

28 – Afie tesouras ao invés de comprar uma nova.

29 – Não compre nada via financiamento que seja com juros, nem possua cartão de créditos.
 
30 – Pesquise sobre rendimentos em contas de bancos, existem bancos que dão melhores serviços de investimentos aos clientes.

31 – Reutilize papel de embrulho e cartuchos de impressora.

32 – Prolongue a vida de suas camisetas, jaquetas, etc colocando esmalte em cada botão, costurando, etc.

33 – Lave todas as roupas que estão dentro do armário para evitar que desbotem.

34 – Recicle roupas...um jeans comprido pode se tornar uma bermuda ou até bolsas e sacos se você tiver criatividade.

35 – Coloque uma corda para estender a roupa no quintal e pendure as roupas para secar, evitando assim de gastar máquina de secar roupa.

36 – Quando uma criança cresce para usar algum item do vestuário, deixe-o para o irmão mais novo.

37 – Compre apenas meias brancas assim você sempre terá uma igual sempre que perder alguma.

38 – Espere ter roupa suja o suficiente para lavar mais roupas de uma vez usando a máquina de lavar duas ou mais vezes seguidas.

39 – Você pode usar um pouco menos de sabão na máquina de lavar-roupa e terminar com roupas perfeitamente limpas.

40 – Fique atento a equipamentos domésticos que consomem muita energia, como a torradeira.

41 – Não use o aparelho de microondas para alimentos congelados, descongele primeiro.

42 - Assim como evite abrir a porta da geladeira várias vezes seguidas e colocar alimentos quentes.

43 – Alguns alimentos como farinha de trigo podem ficar fresco por mais tempo mantidos no congelador.

44 – Açúcar do tipo mascavo dura mais se for mantido em geladeira.

45 – Compre e use apenas papel guardanapo.

46 – Papeis do tipo Majipack, daqueles que vêm em rolos, use apenas quando muito necessário, em piqueniques, etc.

47 – Cubra panelas ao cozinhar para bloquear o calor.  Você vai economizar gás porque vai manter alta a temperatura.

48 – Compre suplementos de vitaminas genéricos.

49 – Use cupons para brindes que venham em produtos de farmácias, mercados...

50 – Ao fazer as compras do mês, faça uma relação dos produtos necessários e compare preços entre mercados, dê preferência ao comerciante do bairro, assim irá fazer girar mais dinheiro no seu bairro, entre seus vizinhos.

51 – Observe seu caixa de perto, as vezes eles esquecem de subtrair cupons salvos, ou mesmo aumentar acidentalmente o preço de algum produto

52 – O Básico para mulheres, como camisetas, suéters, e meias esportivas são baratos na seção masculina..

53 – Deixe de tomar bebidas industrializadas, como refrigerantes. Beba mais água, sucos de frutas, etc.

54 – Compre itens como sobretudos ou roupas de banho fora do período de estação.

55 – Faça ou compre um avental para cozinhar e limpar. Isso vai proteger sua roupa de manchas e acidentes.

56 – Compre um bom veículo usado ao invés de um novo.

57 – Se seu carro tiver pouco valor, você provavelmente apenas precisará ter seguro de responsabilidade.

58 – Economize na gasolina e no desgaste de seu veículo caminhando ou pedalando quando possível.

59 – Não compre gasolina aditivada, não é necessária na maioria dos carros.

60 – Troque o óleo do seu veículo você mesmo.

61 – Mantendo seu motor em bom funcionamento vai economizar de 3% a 8% da gasolina que seu carro consome.

62 – Tente planejar viagens familiares se você dirige.  Carros a gás consomem pouco.

63 – Alugue filmes aproveitando promoções, descontos especiais, etc. Prefira a locadora do bairro.

64 – Se você quer ir ver um filme no cinema, prefira dias e horários que sejam mais baratos.

65 – Ao invés de consumir diariamente lanches em bares e restaurantes de fast food, faça seu lanche em casa usando chapeira ou eletrônicos similares.

66 – Desative serviços extras da empresa telefônica. Tenha certeza que você não está pagando por opções desnecessárias.

67 – Faça ligações internacionais ou interestaduais no horário noturno e fins de semana.

68 – Existe pessoas que pagam mensalmente por seguro de casa ou para limpar túmulos de parentes. Corte esses gastos desnecessários. Uma casa com boa manutenção não sofrerá imprevistos assim como você mesmo pode dar mais atenção aos seus entes que se foram.

69 – Aprenda a cortar o próprio cabelo(principalmente útil e simples para homens).

70 – Peça demonstrações gratuitas no consultório médico.

71 – Vá a museus, exposições, etc em dias gratuitos.

72 – Deixe de fumar. Assim como outros vícios malignos para a saúde e o bolso.

73 – Calçados podem ser substituídos pelas marcas “genéricas”.  Você pode comprar um tênis simples, por até 30% do valor de outro de marca famosa.

74 – Para quem tem bebês são infinitas as possibilidades de economizar, começando por amamentar suas crianças. Isso vai economizar muito dinheiro, criando um duradouro vínculo entre mãe e filho, e ambos terão saúde ao fazer amamentar a melhor escolha para famílias brancas. É também muito mais conveniente que leite animal. 

75 – Faça seus próprios produtos de higiene para bebês, como sabão líquido ou xampus.

76 – Use Fraldas de pano.  É melhor para o meio ambiente, fácil para o bolso, e melhor para a pele do bebê.  Se isso não for possível use as descartáveis que sejam genéricas.

77 – Faça sua própria comida para bebês.

78 – Procure roupas nas chamadas lojas de “brechós”, crianças crescem e usam as coisas rápido mesmo.

79 – Faça seus próprios acessórios para bebê, como decoração do quarto, recipiente para fraldas, cortinas e cobertores.

80 – Seja prático. Algumas coisas são necessariamente para um novo bebê; outras são desperdício de tempo e espaço. Você provavelmente vai acabar usando o sofá, a cama, o cobertor, ou qualquer outra coisa que seja conveniente, então você não deve gastar dinheiro nisso também.

81 – Chapéu de aniversário, decorações, etc. para o dia especial de sua criança pode ser feitos em casa. As festas de aniversários podem se intensificar com alguma atividade legal familiar.

82 – Evitar brinquedos tranqueiras que apenas enche a casa, sua criança perde o interesse rápido. Uma melhor alternativa é fazer brinquedos de plástico em que as crianças podem ver a fabricação.  Quando eu era garoto se brincava com coisas baratas ou feitas em casa, como estilingue, pipa, peão e tantos outros.

83 – Estudar em escola pública não significa que uma criança terá menos conhecimento, hoje em dia com as possibilidades externas de se adquirir apostilas, livros e até ser autodidata é algo viável.

 84 – Reutilize material escolar para irmãos mais novos, é comum sobrar cadernos, lápis, canetas, mochilas em bom estado e até os mesmos livros didáticos que serão usados.

85 – Troque a academia por técnicas de exercícios que podem ser feitas em casa, com uma escada, uma cadeira, e fazendo pesos com garrafas plásticas cheio de água.

86 – Alguns itens comprados em grande quantidade podem-se receber um excelente desconto, como garrafas de Água Mineral.

87 – Ao sair para um lugar distante, algum evento, etc, esteja preparado. Leve itens essenciais de casa, como garrafa de água, é um absurdo pagar tão caro apenas por água.

88 – Aprenda a se adaptar a um novo estilo de vida, seguindo corretamente idéias como as que foram expostas, e terá sucesso em obter vantagens... apenas por pensar.

Texto Escrito por V.K, e Adaptado por CientistaSP.
link: http://vikinglory.sites.uol.com.br/88Maneiras.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário